Galamba só soube pela televisão que continuava no Governo

Decisão de Costa em manter ministro desafia posição de Marcelo Rebelo de Sousa.

Galamba só soube pela televisão que continuava no Governo

O ministro das Infraestruturas apresentou, na terça-feira à noite, o seu pedido de demissão. Cerca de meia hora depois, o primeiro-ministro surpreendeu tudo e todos ao dizer que reconhecia o “gesto nobre” de João Galamba, mas que não o aceitava, e que continuava a contar com o governante como parte essencial do seu Executivo.

Ora, segundo o Observador, João Galamba só terá sabido da não aceitação da demissão e da sua permanência no Governo ao mesmo tempo que os portugueses, ou seja, através da declaração ao país de António Costa, transmitida pela televisão.

Segundo aquela publicação, o primeiro-ministro não terá adiantado a Galamba durante a reunião entre ambos, logo de manhã, o que pensava fazer. A conclusão veio à noite, já com o titular da pasta das Infraestruturas fora do ministério. Costa queria segurar o ministro, cuja cabeça todos pediam, incluindo o Presidente da República.

Ainda o primeiro-ministro não tinha acabado de responder às perguntas dos jornalistas, após a sua declaração, e já o site da Presidência da República tinha divulgado uma nota a tornar pública a discordância de Marcelo Rebelo de Sousa acerca da decisão do primeiro-ministro, estava assim aberta a guerra entre Belém e São Bento.

A bola está agora na mão do chefe de Estado, que pode demitir o Governo, dissolver a Assembleia da República ou, como já aconteceu também, tentar normalizar a questão da divergência com o Governo.

{relacionados}