Ed Sheeran vence caso de plágio

Foram alegados “surpreendentes similaridades e elementos comuns manifestos” entre o clássico de Marvin Gaye e “Thinking Out Loud”.

Depois de muito alarido, foi determinado, por um júri do tribunal de Manhattan, que Ed Sheeran não plagiou Marvin Gaye.

Assim, o cantor e compositor britânico venceu no processo apresentado pelos herdeiros do coautor de “Let’s Get it On”, Ed Townsend, que o acusavam de ter plagiado a música, do ícone soul norte-americano Marvin Gaye, ao compor o seu êxito "Thinking Out Loud" de 2014.

Os herdeiros alegaram que existem "surpreendentes similaridades e elementos comuns manifestos" entre o clássico de Gaye e "Thinking Out Loud", de Sheeran, sendo que, em tribunal, Sheeran confessou que se fosse declarado culpado terminaria a sua carreira.

Já no ano passado o músico havia vencido a batalha legal sobre acusação de plágio de um dos seus maiores sucessos. Em causa estava "Shape of You", tema lançado em 2017, ano em que foi a música mais vendida no Reino Unido e a mais difundida de sempre no Spotify.

Sami Chokri, conhecido por Sami Switch, e o produtor Ross O'Donoghue acusavam Ed Sheeran e os coautores do tema, Johnny McDaid e Steve McCutcheon, de ter copiado parte da música Oh Why, lançada por Chokri em 2015, em Shape of You, mas o tribunal decidiu que o músico britânico não plagiou o tema – nem deliberadamente nem de forma inconsciente. 

Ed Sheeran negou sempre as acusações e afirmou mesmo que nem se lembrava de ter ouvido o tema "Oh Why" antes da alegação de plágio.

Num comunicado emitido pelo cantor logo após ter sido conhecida a decisão do tribunal, Ed Sheeran disse: "É muito penoso termos de nos defender de acusações de algo que nunca fizemos e nunca faremos".

"Houve muito falatório sobre os custos desta acusação. Mas há mais custos além do custo financeiro. Há um custo criativo. Enquanto estamos envolvidos em processos legais não estamos a fazer música ou a dar concertos", acrescentou.