Guterres recebe prémio em Espanha das mãos de Felipe VI

Costa e Marcelo assistem à cerimónia.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, recebe esta terça-feira em Espanha, o Prémio Europeu Carlos V, numa cerimónia presidida pelo Rei Felipe VI, que conta com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro.

A distinção é atribuída pela Fundação da Academia Europeia e Ibero-Americana de Yuste, que pretende reconhecer “pessoas, organizações, projetos ou iniciativas que contribuíram para o conhecimento geral e o engrandecimento dos valores culturais, sociais, científicos e históricos da Europa, assim como para o processo de construção e integração europeia".

Para o júri do prémio, António Guterres tem sido "uma figura fundamental para enfrentar um período de mudanças sem precedentes e com terríveis consequências para a Europa e para o mundo".

O secretário-geral da ONU tem tido “uma acreditada, ampla e longa trajetória de vida dedicada ao compromisso social, ao processo de construção europeia, à promoção do multilateralismo e à dignidade humana como núcleo do seu trabalho, abordando desafios e crises globais", sublinha o júri.

"Com o seu trabalho tenaz impulsionou ações para responder à pandemia da covid-19, à guerra na Ucrânia, para abordar a emergência climática e para conseguir reformas ambiciosas para enfrentar os desafios do século XXI", lê-se ainda na decisão da escolha do português.