Ucrânia vai receber pacote de ajuda militar para defesa aérea dos Estados Unidos

A Ucrânia já tinha vindo a pedir ao Ocidente mais equipamento militar, nomeadamente, artilharia, munições e também aviões de combate e sistemas de fogo de longo alcance.

A Ucrânia vai receber uma nova ajuda militar, oferecida pelos Estados Unidos, no valor de cerca de mil milhões de euros, para reforçar a defesa aérea do país contra a Rússia.

Segundo o Pentágono, esta nova ajuda reflete "a determinação dos Estados Unidos de continuar a apoiar a Ucrânia, fornecendo-lhe recursos cruciais de curto prazo, como sistemas de defesa aérea e munições", fortalecendo ainda a sua capacidade de se defender "a longo prazo".

O pacote de ajuda norte-americano substitui a entrega de material militar por financiamento para compra de armamento, de forma a preservar as reservas de meios de defesa norte-americanos.

A Ucrânia já tinha vindo a pedir ao Ocidente mais equipamento militar, nomeadamente, artilharia, munições e também aviões de combate e sistemas de fogo de longo alcance.

Este novo pacote eleva a assistência militar total dos Estados Unidos à Ucrânia para cerca de 32 mil milhões de euros desde o início da ofensiva russa, em fevereiro de 2022