Rússia vai fazer uma nova reunião sobre acordo de cereais

Há poucos dias, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros reconheceu que a Rússia continua insatisfeita com o andamento das exportações de produtos agrícolas russos.

A Rússia anunciou, esta terça-feira, que irá acontecer uma nova reunião sobre o acordo de exportação de cereais ucranianos e produtos agrícolas russos.

Esta reunião, que vai decorrer entre quarta e quinta-feira, em Istambul, Turquia, será de "alto nível" e "em formato quadripartido", contando com a Ucrânia, Rússia, Turquia e ONU, revelou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Vershinin, segundo a agência russa TASS.

Há poucos dias, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros reconheceu que a Rússia continua insatisfeita com o andamento das exportações de produtos agrícolas russos.

Vershinin, após a reunião realizada na semana passada em Moscovo com a secretária-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Rebeca Grynspan, insistiu que o Kremlin, a 18 de março, concordou renovar o acordo por apenas 60 dias e não 120, como Kiev e a ONU pediam.

O político deixou claro que é "muito importante" para Moscovo a parte do acordo relacionada com a exportação de cereais russos e fertilizantes.

A atual renovação do acordo expira em 18 de maio e a Rússia ameaçou não prorrogar o protocolo se as suas exigências não forem resolvidas.

O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, enviou a Moscovo e às partes uma proposta escrita onde pedia para extender o acordo. Contudo, até ao momento, ainda não obteve resposta do Kremlin.

Este acordo de exportação de cereais ucranianos e produtos agrícolas russos através do Mar Negro foi assinado no verão do ano passado, em Istambul, pela Ucrânia e pela Rússia, sob a mediação da ONU e da Turquia.