Universidade de Coimbra despede diretor de centro de estudos russos por propaganda pró-Putin

Ativistas ucranianos e José Milhazes acusam Vladimir Pliasov de promover na universidade autores “que defendem a subjugação da Ucrânia e apoiam a guerra”.

Universidade de Coimbra despede diretor de centro de estudos russos por propaganda pró-Putin

A Universidade de Coimbra despediu o diretor do Centro de Estudos Russos da Faculdade de Letras, Vladimir Pliasov, após denúncia de dois ativistas ucranianos para o facto de estar a ser difundida propaganda pró-Putin e a favor da invasão russa da Ucrânia.

Olga Filipova e Viacheslav Medviedev, ambos antigos alunos da instituição, acusam, num artigos de opinião publicado no Jornal Proença e no Observador, a Universidade de Coimbra de ser "um espaço para transmitir a propaganda imperial russa e a cultura que criou a Rússia moderna”.

O caso também ganhou mediatismo após José Milhazes ter abordado o tema na SIC.

"Promovem autores que defendem a subjugação da Ucrânia e apoiam a guerra", acusou o comentador.

O reitor da universidade afirmou, à Rádio Renascença, que a gravidade do caso o obrigou ao despedimento de Vladimir Pliasov, cuja existência de contrato não foi feita com o seu conhecimento, fez questão de sublinhar Amílcar Falcão.

“Assim que tomei conta do que se estava a passar dei indicações para a rescisão do contrato e, portanto, o contrato nesta hora deve já estar rescindido”, afirmou.