EUA confirmam transferência para a Ucrânia de fundos confiscados à Rússia

Fundos são maioritariamente compostos por dinheiro confiscado ao oligarca russo Konstantin Malofeyev, que faz parte da ‘lista negra’ dos EUA desde abril do ano passado.

O governo dos Estados Unidos autorizou a primeira transferência para propriedade da Ucrânia de fundos bloqueados pelas sanções à Rússia, devido à invasão do território ucraniano, uma medida que já foi criticada pelo Kremlin esta quinta-feira.

O procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, revelou que deu autorização para que o Departamento de Estado possa usufruir desses fundos, maioritariamente compostos por dinheiro confiscado ao oligarca russo Konstantin Malofeyev, que faz parte da 'lista negra' dos EUA desde abril do ano passado.

Garland disse, em fevereiro passado, que o intuito é ajudar a Ucrânia a lidar com os danos desta "guerra injusta".

"Os bens russos apreendidos já foram transferidos para o Departamento de Estado e serão utilizados para esse fim", explicou o procurador-geral norte-americano, que deixou ainda a garantia de que esta remessa "não será a última".

O Kremlin já reagiu a esta medida, com Dmitry Peskov a dizer que estes fundos foram “roubados ilegalmente” e alertando que aos EUA que esta ação poderá voltar contra quem a promoveu. "Antes de tudo, isto é um dano para aqueles que apreenderam ou roubaram esse dinheiro. (…) No que diz respeito aos EUA, tais decisões, é claro, vão atingi-los como um bumerangue", disse Peskov.

O porta-voz do Kremlin admitiu que Moscovo pode vir a responder com "medidas simétricas" contra Washington.