Reitor da Universidade de Coimbra recusa divulgar “factos” para demissão de professor

Amílcar Falcão também não quis precisar quando teve conhecimento da situação, e disse que não toma decisões “por impulso”.  

A Universidade de Coimbra (UC) recusou, esta quinta-feira, divulgar os factos que levaram à demissão do diretor do Centro de Estudos Russos.

Amílcar Falcão, o reitor da universidade, disse, em declarações à agência Lusa, que não "tinha de haver nenhum processo disciplinar" que justifica a demissão de Vladimir Pliassov.  

Recorde-se que a UC demitiu, na quarta-feira, o professor e diretor do Centro de Estudos Russos depois de ter sido acusado de "propaganda russa" por dois cidadãos ucranianos, a residir em Coimbra. 

"Houve uma rescisão de contrato de uma pessoa que está reformada. Tinha um vínculo, através de um contrato com a Universidade, mas a título gracioso. Não havia aqui dinheiro envolvido", disse ainda o responsável. 

Amílcar Falcão também não quis precisar quando teve conhecimento da situação, e disse que não toma decisões “por impulso”.  

"As minhas decisões são fundamentadas e têm sempre um tempo de amadurecimento. Portanto, aquilo que considero que seja essencial está no comunicado de imprensa da Universidade de Coimbra", acrescentou.