Brasil presente

Endividamento acende sinal vermelho

São 70 milhões de brasileiros que estão com dívidas vencidas em bancos, cartões de crédito, lojas e serviços essenciais como água, eletricidade e telecomunicações. Uma dívida que supera os 60 mil milhões de euros.

Endividamento acende sinal vermelho

Por Aristóteles Drummond

São 70 milhões de brasileiros que estão com dívidas vencidas em bancos, cartões de crédito, lojas e serviços essenciais como água, eletricidade e telecomunicações. Uma dívida que supera os 60 mil milhões de euros. A inadimplência, que sempre foi alta no Brasil, alimenta os juros altíssimos. No cartão de crédito, eles são superiores a 100% ao ano. As causas mais prováveis são o desemprego, os juros altos, a inflação e a parada nos projetos maiores por temor da insegurança jurídica provocada pelo Governo, que de certa maneira tenta modificar regras e contratos já firmados. A crise nas grandes redes de varejo permanece e não se limita ao caso ‘Americanas’. Mesmo assim, o Banco Itaú-Unibanco apresentou no trimestre um lucro superior a 5,5 mil milhões de dólares. 

 

VARIEDADES

• A execução de 14 garimpeiros, supostamente de autoria de indígenas, não causou tanta indignação como o ferimento de um índio em confronto com garimpeiros ilegais.

 

• A alta internacional no preço do açúcar veio em boa hora para as usinas brasileiras em dificuldades. Já a soja tem queda de preços, assim como o minério de ferro. Mas, mesmo assim, o saldo positivo das vendas brasileiras, nos quatro primeiros meses do ano, chegou ao recorde de 24 mil milhões de dólares americanos, e está entre os maiores do mundo.

 

• A esquerda lança o debate sobre a tarifa zero, gratuidade no transporte público urbano, que é o caminho mais seguro para a falência dos municípios. São Paulo, com subsídio parcial, gasta um mil milhões de euros por ano.

 

• O Governo não consegue aprovar suas indicações para os conselhos da Petrobras, que dependem pela legislação de aprovação de órgão específico para examinar os nomes. E pressiona o Parlamento para derrubar a lei que veta políticos nos cargos diretivos destas empresas.

• Na busca da Polícia em casa do coronel Mauro Cid, que foi ajudante de Ordens do Presidente Jair Bolsonaro, foram encontrados 35.000 dólares americanos em notas. O cerco ao ex-Presidente continua de maneira obsessiva. Mas ele foi pouco cuidadoso no caso das joias, do certificado de vacinação, das declarações gravadas e agora usadas contra ele. O coronel está preso.

 

• Confronto do Governo Lula com o Google e outros grupos americanos de mídia digital teria por objetivo retirá-los do país e abrir espaço no mercado para os de origem na China. Tudo no Brasil tem uma versão ideológica.

 

• O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reiterou que não há hipótese de ele disputar a Presidência da República em 2026 contra o ex-Presidente Bolsonaro. «Não disputaria nunca contra quem me deu tantas oportunidades», afirmou.

 

• Susana Vieira, aos 80 anos, volta à novela principal da Globo, que estreou na última segunda-feira. Terra e Paixão a nova novela, que sucede a Tradição que frustrou a Globo pela fraca audiência.

 

• São Paulo ganhou seu segundo Hotel Fasano, no Itaim. A rede está presente no Rio, Bahia, Minas, Angra dos Reis e fora do país, em Nova York e Punta del Este, no Uruguai.

 

• Nova estimativa oficial aponta para mais de quatro milhões e meio de brasileiros residindo fora do país. Oitenta por cento em cinco países - EUA - a metade - Paraguai, Portugal, Reino Unido e Japão. A estimativa inclui familiares, agregados e ilegais. Nos EUA seriam mais de cem mil ilegais. Já os estrangeiros morando oficialmente no Brasil são estimados milhão e meio. Dez por cento possuem formação universitária ou fundaram empresas.

 

Rio de Janeiro, maio de 2023

Os comentários estão desactivados.