Vice-presidente da Câmara de Gaia detido

Em causa estão suspeitas de corrupção na área do urbanismo da autarquia.

A operação levada a cabo, esta terça-feira, pela Polícia Judiciária que visa o combate a esquemas de corrupção na área do urbanismo nas câmaras municipais de Gaia e do Porto já resultou na detenção de sete pessoas, incluindo o vice-presidente da autarquia gaiense, Patrocínio Azevedo.

Sublinhe-se que o vice-presidente da Câmara de Gaia é responsável pelo Planeamento Urbanístico e Política de Solos, Licenciamento Urbanístico, Obras Municipais e Vias Municipais e tem a coordenação da atividade dos operadores de telecomunicações, rede elétrica e rede de gás natural, escreve o Jornal de Notícias.

Trata também da Gestão, conservação e construção de equipamentos e espaços públicos, é adjunto do presidente para a Mobilidade, Transportes públicos e Energia e representante da Autarquia na Gaiurb, empresa municipal responsável pelo Urbanismo, Habitação Social e Reabilitação Urbana de Gaia, acrescenta a mesma publicação.

Além de Patrocínio Azevedo, foram detidas outras seis pessoas, entre eles dois empresários da construção civil e um jurista. Foram ainda constituídos 12 arguidos.

Sublinhe-se que Patrocínio Azevedo é também líder da Concelhia do PS desde 2013 e era apontado como futuro candidato à câmara de Gaia, pois o atual presidente, Eduardo Vítor Rodrigues, não pode recandidatar-se devido à limitação de mandatos.