ASAE realiza operação no Algarve

Foram apreendidos oitenta quilos de bivalves sem documentação sanitária, em Castro Marim.

Foram apreendidos, esta quarta-feira de manhã, oitenta quilos de bivalves sem documentação sanitária, em Castro Marim, na sequência de uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE. 

O inspetor-geral da ASAE, em declarações à agência Lusa, disse que os trabalhos começaram pelas 18h00 de terça-feira e deverão acabar pelas 20h00 de hoje, envolvendo 160 inspetores.  

"Até cerca das 8h30, foi apenas detetada uma infração no Algarve, em Castro Marim. Uma apreensão de 80 quilos de bivalves sem documentação" disse Pedro Gaspar, explicando que a operação visa verificar as condições de higiene e segurança alimentar das mercadorias em circulação e a deteção de "eventuais ilícitos relacionados com as mercadorias em trânsito, com consequências diretas para o consumidor final" 

"Até cerca das 8h30 tinham sido fiscalizados em todo o país entre 300 a 400 operadores. Esta operação desenrola-se em mais de 50 pontos do território nacional e começou pelas 18h de ontem [terça-feira] nos principais pontos de entrada no nosso território, ou seja, em Caia, Vilar Formoso e Valença", referiu.  

"O que se pretende é controlar o transporte de mercadorias alimentares e não alimentares, mas com maior incidência no alimentar na medida em que havendo infração é suscetível de maior impacto no consumidor. Falamos do nível de temperatura em que os bens circulam no interior dos veículos, os frescos e as regras de higienização e transportabilidade", continuou.