Bebé de 11 meses morre em Portimão enquanto aguardava transferência hospitalar

Aguardava transferência para Lisboa, uma vez que o hospital de Faro estava sem serviço de Pediatria.

Um bebé, de 11 meses, morreu na sexta-feira ao final de tarde no hospital de Portimão enquanto aguardava transferência para Lisboa, uma vez que o hospital de Faro estava sem serviço de Pediatria.

De acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), quando as equipas se preparavam para transportar o bebé para o hospital de Faro de helicóptero, o estado do bebé piorou, acabando por morrer.  

O pedido do hospital de Portimão ao INEM foi às 14h18, solicitando o transporte de uma criança de 11 meses para uma unidade de cuidados intensivos pediátricos, encontrando-se o bebé "devidamente acompanhado" pelas equipas de Pediatria da unidade de saúde. 

"Encontrando-se o hospital de Faro sem Pediatria e com a Ambulância de Transporte Inter-hospitalar pediátrico (TIP) inoperacional por falta de médico do hospital, e a TIP Lisboa ocupada noutra missão de emergência médica, o INEM iniciou depois os procedimentos necessários com vista ao acionamento do helicóptero do Algarve, acionamento este que foi efetivado pouco depois das 15", diz o comunicado, enviado à agência Lusa.  

Depois, ao chegar a Portimão, foi iniciado o processo para o transporte da criança, mas, quando se preparava para levantar voo até Faro, "o bebé sofreu um agravamento do seu estado clínico que impediu o transporte e obrigou a equipa a regressar, pelas 17.45, ao hospital de Portimão". 

"O INEM lamenta profundamente o desfecho que a situação veio a conhecer e endereça aos familiares do bebé sinceras e sentidas condolências", conclui a nota.