Vinícius Júnior alvo de ataques racistas no jogo com o Valência

Viníciuis Júnior estava visivelmente alterado e teve de ser segurado pelos colegas de equipa, que também defenderam o jogador e estiveram numa acesa troca de palavras com os adeptos do Valência.

Vinícius Júnior alvo de ataques racistas no jogo com o Valência

Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, foi alvo de mais um ataque racista, desta vez em grande escala, no jogo de domingo frente ao Valência, no Estádio Mestalla.

O Real Madrid deslocou-se a Valência onde perdeu por 1-0, mas o jogo ficou marcado por insultos racistas que os adeptos da equipa adversária proferiram contra o jogador brasileiro. Ouviram-se cânticos que diziam “Vinícius é um macaco”, “burro” e um “f*** da p***”.

O avançado dirigiu-se ao árbitro, Ricardo De Burgos Bengoetxea, para denunciar os insultos e a partida esteve interrompida cerca de oito minutos na segunda parte. Ainda houve um apelo para que os adeptos parassem, mas o ambiente no estádio estava caótico.

Viníciuis Júnior estava visivelmente alterado e teve de ser segurado pelos colegas de equipa, que também defenderam o jogador e estiveram numa acesa troca de palavras com os adeptos do Valência.

Carlo Ancellotti, treinador dos ‘merengues’, disse que o brasileiro colocou a hipótese de não regressar ao jogo.

Vincíus acabou por ser expulso no jogo, num lance em que o árbitro entendeu que o jogador agrediu o guarda-redes da equipa adversária. Enquanto saía de campo, o avançado aplaudiu e fez o gesto do número “2”, isto porque o Valência está a lutar para não descer de divisão.

Os ataques racistas vividos pelo brasileiro no Mestalla tiveram várias reações de estrelas do futebol e não só.

Ronaldo ‘Fenómeno’, escreveu uma mensagem no Instagram onde se lê “Mais um episódio de racismo na La Liga. Mais uma vez com o Vinícius Júnior. Até quando? Enquanto houver impunidade e conivência, haverá racismo. É inadmissível que árbitros, Federação e autoridades também fiquem sem ação e que torcedores aplaudam tamanho absurdo. Basta. Vini, conte comigo na sua luta. Na nossa luta”.

O presidente do Brasil, Lula da Silva, também não ficou indiferente.

“Quero fazer um gesto de solidariedade com Vinicius, um jovem que é sem dúvida o melhor jogador do Real Madrid, e que sofre agressões repetidas. Espero que a FIFA e outras entidades tomem medidas para evitar que o racismo tome conta do futebol”, disse o dirigente brasileiro.

A FIFA já reagiu e reiterou o apoio a Vinícius Júnior.

“Estamos solidários com Vinícius Júnior. Não há lugar para o racismo no futebol, nem na sociedade. A FIFA apoia todos os jogadores e jogadoras que sejam alvo de manifestações deste teor”, escreveu Gianni Infantino, presidente do organismo, numa mensagem publicada nas redes sociais.

O Real Madrid  interpôs uma ação na Procuradoria-Geral do Estado.