PSD vai votar a favor da criação de inquérito à atuação do SIS

Chega e Iniciativa Liberal já apresentaram propostas para criação de uma CPI sobre secretas. Sociais-democratas também não descartam iniciativa potestativa.

O líder parlamentar do PSD revelou, esta segunda-feira, que o partido votará a favor dos requerimentos apresentados pelo Chega e pela Iniciativa Liberal para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do SIS.

Joaquim Miranda Sarmento considera que existem "contradições insanáveis" sobre o recurso ao SIS para recuperar o computador levado por Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas.

"O que nós esperávamos é que o primeiro-ministro esclarecesse o que afinal se passou, se teve ou não conhecimento naquela noite do que ocorreu, como foram usados os serviços de informações e se foram usados dentro da legalidade", disse, sublinhando que isso não aconteceu até ao momento.

Questionado sobre se os sociais-democratas apoiarão as propostas entregues pelo Chega e pela IL para a criação de uma comissão de inquérito sobre a matéria, o líder da bancada respondeu que "votarão favoravelmente".

Já em relação ao recurso a uma iniciativa própria potestativa, Miranda Sarmento não se comprometeu.

"Iremos ponderar se apresentamos ou não. Há ainda muito por esclarecer, o primeiro-ministro tem o debate sobre política geral na quarta-feira no parlamento, pode ser que seja a oportunidade de esclarecer os portugueses sobre as contradições enormes e depois avaliaremos se faremos essa iniciativa parlamentar ou não", disse.

Recorde-se que o PSD é único partido com deputados suficientes para conseguir impor um inquérito parlamentar, mesmo contra a vontade do PS.