ONU quer angariar 309 milhões para vítimas de ciclone em Myanmar

“Enfrentamos uma corrida contra o tempo para fornecer abrigo seguro a todas as comunidades afetadas e impedir a propagação de doenças”, indicou o coordenador humanitário Ramanathan Balakrishnan, através de um comunicado.

ONU quer angariar 309 milhões para vítimas de ciclone em Myanmar

A ONU lançou, esta terça-feira, um apelo para angariar 309 milhões de euros para ajudar as 1,6 milhões vítimas do ciclone Mocha, que devastou, há nove dias, o Myanmar e fez 148 mortos.

"Enfrentamos uma corrida contra o tempo para fornecer abrigo seguro a todas as comunidades afetadas e impedir a propagação de doenças", indicou o coordenador humanitário Ramanathan Balakrishnan, através de um comunicado, que indicou que mais de 185 milhões de euros serão retirados do plano global de ajuda humanitária a Myanmar deste ano.

A ONU espera receber em breve autorização para enviar ajuda de emergência às comunidades do estado de Rakhine, declarou Balakrishnan mais tarde à comunicação social, um estado onde existem campos milhares de rohingyas, vítimas de tentativas de assassínio, violações e incêndios criminosos que fugiram à repressão militar iniciada pela junta no poder em 2017.

Questionados pela AFP se as agências especializadas da ONU teriam acesso aos campos de refugiados, um porta-voz da junta militar não emitiu resposta.