SNS vai fazer acordos com privados para a realização de partos no verão

Objetivo é minimizar os impactos da época de férias e os constrangimentos das obras de requalificação em vários blocos de parto no país.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai estabelecer protocolos com entidades privadas e sociais para realização de partos, prevenindo o impacto da época de verão.

"Esta medida insere-se naquilo que a Direção Executiva do SNS está a fazer para preparar o verão no contexto das dificuldades normais do verão e num contexto também de realização de obras muito importantes em algumas das maternidades públicas", explicou, citado pela agência Lusa, o ministro da Saúde, a margem de uma conferência ligada à indústria farmacêutica.

Sublinhe-se que a Administração Central do Sistema de Saúde publicou, esta quarta-feira, um anúncio para a abertura de procedimento de adesão às convenções para realização de partos a utentes do SNS por entidades privadas ou do setor social, na região de Lisboa e Vale do Tejo, para responder a "necessidades excecionais e temporárias".

Podem candidatar-se, segundo o anúncio, as entidades privadas ou do setor social "devidamente habilitadas" a prestar cuidados de saúde, com estabelecimento na região de Lisboa e Vale do Tejo e que realizem uma média de, pelo menos, 700 partos por ano.

Sobre as obras de requalificação dos blocos de parto, Manuel Pizarro lembrou que no início deste ano foi atribuído um financiamento de 30 milhões de euros destinados a quase três dezenas de maternidades públicas.

"Essas obras são muito importantes, vão fazer com que os serviços fiquem melhores, mais cómodos, com melhor equipamento, mas também vão causar constrangimentos", admitiu, garantindo que o processo está a ser preparado com “planificação e previsibilidade” e que haverá mais informação e sobre o plano “nos próximos dias”.