GNR resgatou 151 migrantes ao largo de Crotone

35 eram crianças. 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou, no sábado, 151 migrantes, no âmbito da Operação Conjunta “THEMIS 2023”, ao largo da costa de Crotone, numa ação que durou mais de 29 horas. 

Em comunicado, divulgado esta segunda-feira, a autoridade informa que durante uma ação de patrulhamento e após o alerta das autoridades italianas para o deslocamento de uma embarcação de pesca suspeita de transportar migrantes a bordo, pelas 00h50, a Lancha de Patrulhamento Costeiro “Bojador” foi acionada para apoiar na ação de deteção. 

“Em coordenação com um meio aéreo e com recurso aos seus sistemas de vigilância, pelas 13H35, detetou a embarcação de pesca que se dirigia para a costa italiana, onde eram visíveis várias pessoas na embarcação, verificando-se que se tratava de uma embarcação com mais de uma centena de migrantes a bordo, tendo sido declarado operação de busca e salvamento (SAR)”, diz a nota.  

Assim, encontrando-se apenas no local a Lancha de Patrulhamento Costeiro “Bojador” e dado o número avultado de pessoas a bordo, “foi dada indicação para manter a vigilância e aguardar a chegada de uma outra embarcação pertencente à Guardia Costiera, para se dar início à operação de resgate”.  

No seguimento dos trabalhos, pelas 16h00 “deu-se por concluída a transferência dos migrantes, para bordo da embarcação portuguesa, contabilizando-se um total de 151 migrantes, entre os quais se encontravam 35 crianças. De seguida, foi dado início ao deslocamento para o Porto de Crotone, onde desembarcaram em segurança todos os migrantes resgatados, dando-se a operação por concluída já na madrugada do 28 de maio”. 

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro, projetou a Lancha de Patrulhamento Costeiro “Bojador” na Operação Conjunta “THEMIS 2023” – Itália, sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça, que decorrerá até 12 de julho de 2023, explica ainda o comunicado.