Estados Unidos querem melhores canais de comunicação com China

Este pedido surge  após um incidente entre aviões militares dos EUA e da China, que as autoridades norte-americanas atribuíram a responsabilidade atribuiu ao piloto chinês.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, instigou Pequim a manter uma melhor comunicação com Washington.

Este pedido surge  após um incidente entre aviões militares dos Estados Unidos e da China. As autoridades norte-americanas atribuíram a responsabilidade deste acidente ao piloto chinês.

"Acho que isto apenas revela por que é importante termos linhas de comunicação regulares e abertas, inclusivamente entre os nossos ministros da Defesa", disse o secretário de Estado norte-americano, durante uma visita à Suécia.

Para além deste caso, os Estados Unidos acusam ainda Pequim de ter recusado conversações entre o ministro da Defesa chinês, Li Shangfu, e o seu homólogo norte-americano, Lloyd Austin.

Blinken classificou esta ação como uma "decisão lamentável".

O incidente ocorre num momento de grande tensão entre os dois países devido a assuntos como Taiwan ou o voo de um balão chinês sobre o território dos Estados Unidos no início do presente ano.