Juiz pode deixar Bolsonaro inelegível

A Procuradoria eleitoral defende a inelegibilidade de Bolsonaro numa denúncia que trata de supostos crimes cometidos em julho do ano passado.

Juiz pode deixar Bolsonaro inelegível

Um juiz do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) viabilizo para julgamento uma ação que pode tornar o ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, inelegível, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

A Procuradoria eleitoral defende a inelegibilidade de Bolsonaro numa denúncia que trata de supostos crimes cometidos em julho do ano passado.

Alegadamente, o ex-Presidente terá convocado embaixadores para uma reunião onde propagou acusações sem provas, que colocaram em causa a segurança das urnas eletrónicas usadas nas votações do país. Este evento foi partilhado pelas redes do Governo.

Segundo o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, houve abuso de poder por parte de Bolsonaro porque não poderia ter usado recursos do Estado para propagar informações falsas sobre as eleições.

A defesa de Bolsonaro alegou que este encontro não teve caráter eleitoral e que as suas declarações contra a segurança das urnas eletrónicas foi um debate de ideias para aperfeiçoar o sistema de votação do país.