Guterres condena violência no Senegal

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou a violência no Senegal e apelou à contenção de todas as partes. Estes avisos chegam após protestos contra a condenação do líder da oposição, Ousmane Sonko, onde foram registados nove vítimas mortais. Segundo o vice-porta-voz de Guterres, o líder das Nações Unidas está a acompanhar de perto a…

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou a violência no Senegal e apelou à contenção de todas as partes.

Estes avisos chegam após protestos contra a condenação do líder da oposição, Ousmane Sonko, onde foram registados nove vítimas mortais.

Segundo o vice-porta-voz de Guterres, o líder das Nações Unidas está a acompanhar de perto a situação e apresentou as suas condolências às famílias dos que perderam a vida, acrecentando ainda que "condena veementemente o uso da violência, pede calma e pede a todos os atores que exerçam moderação".

Meios de comunicação informam que pelo menos nove pessoas morreram, esta quinta-feira, nos violentos protestos desencadeados após o líder da oposição ter sido condenado a dois anos de prisão por aliciamento de menores, o que o impediria de concorrer às eleições presidenciais de 2024.

Sonko denunciou a "instrumentalização" da justiça por parte de Macky Sall – Presidente do país desde 2012 e reeleito em 2019 – para o impedir de concorrer às eleições presidenciais marcadas para fevereiro de 2024.

O opositor é conhecido pelo seu discurso "antissistema" e tem vindo a criticar a má governação, a corrupção e o neocolonialismo francês e tem muitos seguidores entre a juventude senegalesa.