Greve parcial de um mês dos revisores da CP começa hoje

Representante do sindicato salientou que “se trata de uma greve parcial, não excedendo, em regra, mais de duas horas por dia, pelo que não se justificaria decretar serviços mínimos”. 

Começa esta segunda-feira mais uma greve de um mês na CP, convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI). 

"Informamos que, por motivo de greve convocada pelo sindicato SFRCI, para o período compreendido entre as 00:00 do dia 5 de junho e as 23:59 do dia 5 de julho de 2023, preveem-se perturbações na circulação ferroviária, em todos os serviços, com possível impacto nos dias anterior e seguinte ao período da greve, a 4 de junho e a 6 de julho", avisou a operadora, no seu site. 

Os serviços mínimos estão fixados, de acordo com o Conselho Económico e Social (CES), no caso dos "serviços necessários à segurança e manutenção do equipamento e das instalações, bem como os serviços de emergência que, em caso de força maior, reclamem a utilização dos meios disponibilizados pela CP", assim como nos comboios de socorro e na garantia de que "todas as composições que tenham iniciado a sua marcha deverão ser conduzidas ao seu destino e ser devidamente estacionadas em condições de segurança da própria composição e da eventual circulação". 

O representante do sindicato salientou que "se trata de uma greve parcial, não excedendo, em regra, mais de duas horas por dia, pelo que não se justificaria decretar serviços mínimos".