PJ detém três homens por burlarem empresas em 130 mil euros

Os três detidos, com idades entre os 44 e 62 anos, irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

A Polícia Judiciária, na sequência de uma investigação, realizou várias buscas domiciliárias e não domiciliárias, na região de Lisboa e Vale do Tejo, e procedeu à detenção de três homens no cumprimento de mandados, por suspeitas da prática de vários crimes de burla qualificada e de falsificação de documentos agravada.

“A atividade criminosa dos agora detidos consistia em proceder à encomenda de mercadorias (cobre e materiais de construção) junto de empresas do setor, identificando-se falsamente como colaboradores de empresas clientes, mercadoria que depois recolhiam com recurso à contratação de empresas de transporte, pagando contra a entrega de cheques bancários falsificados”, explicou a PJ em comunicado.

Assim, os suspeitos evitavam qualquer contacto direto com os lesados, apropriando-se das mercadorias que revendiam rapidamente, utilizando a identidade de terceiros para a respetiva faturação, acabando por não serem associados diretamente aos negócios ilícitos.

“Até ao momento foram identificadas várias ocorrências praticadas desde o ano de 2021, a maioria consumadas, que resultaram num prejuízo direto para as vítimas estimado em cerca de 130 mil euros, para além de afetarem a imagem e o bom nome das empresas em nome das quais se apresentavam, admitindo-se que possam existir mais vítimas”, acrescentaram as autoridades.

A PJ adiantou ainda que nas buscas realizadas “foi possível localizar e apreender um considerável acervo de elementos de prova”.

Os três detidos, com idades entre os 44 e 62 anos, irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.