Guarda costeira italiana resgata 1500 pessoas em dois dias

O grupo tinha sido sinalizado pela linha direta para migrantes em perigo no mar Mediterrâneo, a Alarm Phone.

A guarda costeira italiana anunciou, esta quarta-feira, que resgatou quase 1500 migrantes de barcos em perigo no mar Jónico em dois dias.

Na noite de terça-feira, embarcações das guardas costeira e fiscal salvaram 130 pessoas que estavam a bordo de um pequeno barco em perigo a 117 milhas náuticas (cerca de 216 quilómetros) da ilha de Capo Rizzuto, na província calabresa de Crotone.

O grupo tinha sido sinalizado pela linha direta para migrantes em perigo no mar Mediterrâneo, a Alarm Phone.

O barco de salvamento foi enviado para o local depois de um barco de patrulha da guarda costeira ter resgatado na terça-feira de manhã 47 migrantes de uma embarcação de pesca em ao largo de Crotone, onde duas crianças precisaram ser logo assistidas.

Na noite de segunda-feira, dois barcos de patrulha da guarda costeira apoiados por um navio da Frontex (Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira) salvaram cerca de 590 pessoas de um barco de pesca a 52 milhas náuticas (cerca de 96 quilómetros) de Crotone.

Os sobreviventes foram transferidos para o navio da guarda costeira Diciotti, que depois resgatou mais 650 pessoas de outro barco de pesca, com o apoio de meios navais da Frontex, dois barcos de patrulha da guarda costeira e um navio mercante que se encontrava naquela zona.