PJ faz buscas nos colégios do grupo GPS

A Polícia Judiciária está a efectuar cerca de duas dezenas de buscas em vários colégios privados do grupo GPS, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

a mesma fonte indicou que as buscas estão a ser realizadas no âmbito de um processo-crime aberto pelo departamento de investigação e acção penal de (diap) lisboa por alegada apropriação ilícita de verbas transferidas pelo estado no âmbito dos contratos de associação.

o conselho de administração do grupo gps é presidido por antónio jorge calvete, que foi deputado socialista de 1999 a 2002, eleito pelo círculo de leiria.

a notícia das buscas aos colégios do grupo privado foi esta manhã avançada pela tvi.

a procuradoria-geral distrital de lisboa (pgdl) precisou, entretanto, que as diligências de busca decorrem em sociedades, estabelecimentos de ensino e domicílios, todas em referência com grupo privado que beneficia de contratos de associação com o ministério da educação.

segundo a pgdl, as diligências, num total de 24, estendem-se, geograficamente, por vários concelhos do país e envolve a participação de magistrados, inspectores e peritos financeiros e informáticos.

a investigação é dirigida pela 9/a secção do departamento de investigação e acção penal (diap) de lisboa, em colaboração com a da unidade nacional de combate à corrupção da pj.

lusa/sol