Em sete anos muito se avançou nas ciências, lá fora e por cá. Da descoberta de geisers numa das luas de Saturno a uma partícula elementar do universo que teimava em esconder-se, os cientistas deram saltos de gigantes.
O Sol tem ciclos. Quando o jornal SOL apareceu nas bancas, em 16 de Setembro de 2006, o 23.º ciclo solar aproximava-se do fim, mas hoje, já desde Dezembro de 2008, estamos no 24.º ciclo.
A ciência e a tecnologia são inseparáveis. Se a tecnologia é filha da ciência, a ciência é impulsionada pela tecnologia.
Agora que estão a começar, em Londres, as XXX Olimpíadas da era moderna, surge nos media uma avalanche de dados sobre as várias modalidades: os atletas, as marcas, a história.
A impropriamente chamada ‘partícula de Deus’, cuja descoberta foi anunciada pelo CERN – Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear –, na Suíça, não é a última peça da física de partículas, mas é uma peça importante.
O tomate é um ingrediente fundamental da dieta mediterrânica. As nutricionistas não se cansam de recomendar o seu consumo não só por ter poucas calorias mas também por possuir um antioxidante (o licopeno) que ajuda a impedir e reparar estragos nas nossas células, e vitaminas de vários tipos (C, A e complexo B). Esse antioxidante…
Oantigo jogador inglês Gary Lineker explicou uma vez: «O futebol é um jogo para 22 homens, 11 de cada lado.
No tempo de Darwin discutia-se se o homem descendia do macaco. Hoje sabemos, graças aos avanços da teoria da evolução, que o homem actual (homo sapiens) e o chimpanzé (pan troglodytes) tiveram um antepassado comum, isto é, são ramos próximos da grande árvore da vida.
Um artigo recente da Nature assinado por um jovem estudante de doutoramento britânico e pelos seus dois supervisores está a fazer correr rios de bits numa boa parte da comunidade dos físicos (Matthew Pusey, Jonathan Barrett e Terry Rudolph, On the reality of the quantum state, 6/5/2012).
Todos nós conhecemos casos. Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, são anualmente detectados em Portugal cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, que dão lugar à morte de cerca de 1500 mulheres por ano.