Defende a sensibilidade social do Governo, inclusivé de Maria Luís, a ministra que não terá dificuldade de fazer campanha. Nas legislativas não é ‘virar à esquerda’ que está em causa. É recuar ou avançar, defende o ministro do Ambiente e vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva em entrevista ao SOL.
Ao ouvir Sampaio da Nóvoa, o ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa afivelou um sorriso de espanto e o actual líder do PS, António Costa, pareceu beber-lhe as palavras. Esse discurso do 10 de Junho de 2012, que deixou Passos Coelho com uma expressão fechada, teve mais aplausos numa plateia onde estava representada toda…
As presidenciais estão a deixar o PS em estado de sítio. O nome de Sampaio da Nóvoa como possível candidato apoiado pelo partido caiu que nem uma bomba e abriu um fosso entre os que defendem e os que criticam ferozmente essa candidatura independente. Os críticos uniram-se em torno de Jaime Gama, mas com essa…
Miguel Cadilhe é o próximo convidado do Clube dos Pensadores. O debate com o ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva, a 16 de Março, assinala o nono aniversário deste espaço de discussão, fundado e dinamizado por Joaquim Jorge.
O socialista João Proença ainda não tem o apoio de António Costa para suceder a Silva Peneda no Conselho Económico e Social (CES), mas reúne cada vez mais simpatias no PSD. “É um nome muito bem visto”, assegura um dirigente social-democrata, que não fecha a porta a um apoio formal ao ex-secretário-geral da UGT.
António Costa recusou o Bloco Central mas se o PS não tiver maioria absoluta pode ter que se virar para a direita. E, quer na direcção, quer na oposição interna, o CDS é visto com melhores olhos do que o PSD.
Os cem dias de liderança de António Costa, que se completam na segunda-feira, não dão motivos para festejos. «Se dúvidas havia antes desta semana, agora ficou claro: o estado de graça acabou», diz ao SOL um dirigente socialista.
O fundador do PS Alfredo Barroso decidiu abandonar o partido, por causa das declarações do líder António Costa, que esta semana elogiou a forma como Portugal está a vencer a crise, concluindo que o país está melhor que há quatro anos.
Carlos Silva vai esta tarde visitar José Sócrates na prisão de Évora, apurou o SOL. O líder da UGT será acompanhado por João Proença, ex-secretário-geral, e por Rui Oliveira e Costa, que foi dirigente nos tempos de Torres Couto.