Os países da NATO e da UE estão cada vez mais preocupados com os navios russos dedicados a monitorizar ou mesmo danificar cabos submarinos. Nos últimos anos, a Marinha portuguesa vigiou a passagem de mais de 143 embarcações russas, incluindo um navio espião que pertence a uma organização secreta do ministério da Defesa de Moscovo.
Caso a Rússia tivesse feito na Ucrânia aquilo que Israel tem feito em Gaza haveria já uma mobilização internacional fortíssima para que o genocídio parasse. Matar crianças à fome não é legitima defesa. A ação de Israel em Gaza tem de parar.
Advogados de Hernâni Vaz Antunes argumentam que a investigação dos crimes de branqueamento e corrupção compete à Polícia Judiciária e não à Autoridade Tributária, o que tornaria as provas nulas. Recurso para o Tribunal da Relação foi acompanhado de um parecer de Germano Marques da Silva.
Uma mentira não se torna verdade só porque é repetida um sem número de vezes. Mas torna-se uma «ilusão da verdade», uma convicção para quem está predisposto a acreditar em algo que vai assumir como um facto, porque não o vai confirmar nem verificar o contexto.
Henrique Gouveia e Melo recolhe apoios entre os eleitores de quase todos os partidos e venceria uma segunda volta
Alexandre Guerreiro foi suspenso pela Casa da Moeda durante 60 dias por exercer funções de advogado sem autorização. Antigo analista do SIED com ligações a Moscovo contesta a pena e vai recorrer para o Tribunal Administrativo.
O Tribunal Constitucional rejeitou um recurso da TAP que contestava a legalidade de um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça que deu razão aos Comissários de Bordo. Dezoito trabalhadores deverão receber um total de 300 mil euros mas a decisão abre caminho a desfechos semelhantes em vários processos que reúnem centenas de tripulantes.
A imigração não é, como muitos a parecem querer reduzir, um confronto entre bons e maus. É um tema complexo que mexe com a vida de quem está e de quem chega. E que deve ser tratada sem complexos e com honestidade. Não temos visto muito disso.
Foram apreendidas 18 viaturas avaliadas em 11 milhões. Gabinete de Administração de Bens não diz onde estão nem em que estado.
MP suspeita que empresas de Hernâni Vaz Antunes usaram dinheiro de negócios com a Altice para comprar imóveis da operadora, vendendo-os com lucros de milhões. Defesas diz que transações foram normais.
O Ministério Público acredita que só em sede de IRS a filha de Hernâni Vaz Antunes obteve benefícios indevidos que se aproximam dos três milhões de euros. Revelação consta da resposta do procurador Rosário Teixeira ao recurso da empresária que pede a devolução da caução de 500 mil euros. Operação Picoas realizou-se há dois anos.
O ex-primeiro ministro parece continuar a viver numa realidade paralela. Só assim se explica que no final do segundo dia de julgamento seja capaz de proclamar com toda a convicção que não ficou «pedra sobre pedra» na acusação e que tudo se explica através de um documento
Na véspera do julgamento, Sócrates exibiu publicamente as possibilidades financeiras que diz não ter: apresentou um advogado estrela belga numa conferência de imprensa em Bruxelas onde a única pergunta que deveria ter sido feita era ‘quem pagou aquilo tudo?’
O Ministério Público diz que só uma firma do universo empresarial de Hernâni Vaz Antunes tem créditos a receber do Grupo Altice que ultrapassam os 40 milhões. Para já, a Edge Technology interpôs duas ações a reclamar o pagamento de 430 mil euros. Outras irão seguir-se. Prazo para a conclusão do inquérito já foi ultrapassado.
Na primeira entrevista que dá desde a tomada de posse, o embaixador que lidera os Serviços de informações defende a necessidade de as secretas serem modernas, eficazes e confiáveis, de estarem à altura das ameaças, mas também dos valores que definem Portugal enquanto país europeu livre e democrático.
Os bons ofícios da diplomacia portuguesa foram usados nos bastidores para encontrar uma solução de consenso sobre despesas com defesa.
O que se passa nas televisões, com o propagar de certezas absolutas muitas vezes desmentidas no dia seguinte pela realidade, não passa de um constante achismo. Um espetáculo de entretenimento disfarçado de análise. Ou pior, de informação – que é o que realmente falta.
A bem da transparência, seria fundamental que o Executivo instituísse a obrigatoriedade de as instituições públicas cumprirem a lei de imprensa – que já prevê o direito dos jornalistas à informação – e que sancionasse de forma pesada os incumpridores.
SIS alertou a PJ para a existência do Movimento Armilar Lusitano em 2021. MP reuniu quatro anos de escutas e posts nas redes sociais. Suspeitos queriam um abrigo para a milícia. Quantidade de armas apreendidas surpreendeu inspetores.