Racismo há, como sempre houve, aliás, como em todo o mundo e nos dois sentidos, mas ‘sistémico’ não é
A primeira vez que estive com Jaime Neves não foi no mato africano ou num qualquer quartel ou cabaret, mas na sua casa de Corroios
Escrito a duas mãos, num tandem que alterna uma muito rica autobiografia profissional com excelentes quadros político-sociais, este livro de Teófilo Santiago e Eduardo Dâmaso deixa-se ler como um romance
Conheci o general Almeida Bruno em 2000, no Instituto de Defesa Nacional, no I Congresso Internacional – A Guerra Colonial: Realidade e Ficção, que realizei. O à-vontade, o saber e o tom de mando marcaram a sua intervenção.
O Império Português abriu com a conquista de Ceuta a 21 de agosto de 1415, numa operação anfíbia comandada por D. João I; e fechou, simbolicamente, com a invasão de Conakry, a 22 e 23 de novembro de 1970, numa operação também anfíbia comandada por Alpoim Calvão. A Operação Mar Verde foi um sucesso mesclado…
O rosto ameaçador na capa de O Jornal prometia um par de galhetas ao socialista Sottomayor Cardia. Foi em fotografia que, em 1975, vi pela primeira vez Guilherme Almor de Alpoim Calvão. Muitos anos depois, vi-o ao vivo no Hotel Atlântico, no Monte Estoril. Apesar de já ter 60 anos, produzia um tremendo impacto. Parecia…