Avatar de na Alemanha

Tiago Carrasco


  • Haverá sangue

    No jardim do antigo Hotel Leonardo, em Freital, uma pequena cidade oito quilómetros a sudoeste de Dresden, dezenas de refugiados sírios, kosovares e afegãos protegem-se do passado e do calor tórrido à sombra das árvores: o hotel transformou-se em Março num abrigo temporário para 379 imigrantes dos países mártires do mundo, recém-chegados à Alemanha. O…

    Haverá sangue

  • Estado Islâmico: A anatomia do terror

    Apesar de terem lutado ao lado de outros grupos rebeldes contra o exército sírio, os combatentes do Estado Islâmico (EI) foram expulsos de Alepo, no norte da Síria, no passado mês de Janeiro. O motivo: as restantes milícias anti-Bashar al-Assad constataram que o EI estava mais interessado em formar um Califado sob lei islâmica do…

    Estado Islâmico: A anatomia do terror

  • As maiores calinadas nos exames nacionais

    Ricardo Reis, heterónimo de Fernando Pessoa, passava a roupa a ferro e havia uma corrente artística chamada ‘pintelhismo’. Estes foram os dois erros mais dramáticos dos exames nacionais deste ano. Nos testes ou nas aulas, os disparates são muitos: há quem tenha dito que Lenine e Stalone eram líderes comunistas e que Salazar foi um…


  • O jogador mais violento do mundo [vídeo

    Já agrediu árbitros, destruiu joelhos e acaba de ser suspenso por onze jogos por dar um pontapé na cabeça de um adversário. O colombiano Gerardo Bedoya é o recordista de expulsões na história do futebol – viu 41 cartões vermelhos


  • ‘Estrada da Revolução’, Síria: O massacre de Taftanaz

    Eram 3h e preparávamo-nos para dormir, quando a Orient Tv, uma estação da oposição instalada no estrangeiro, mostrou o que se estava a passar em al-Khaldia, no distrito de Homs: confrontos entre as forças de segurança e o Free Army e o bombardeamento de civis pelo exército de Bashar tinham provocado 235 mortos e mais…


  • Estrada da Revolução: ‘A democracia que não temos na Síria’

    O luar de um crescente islâmico iluminava as margens sombrias e pantanosas do rio Alasi, entre a Turquia e a Síria. Nas nossas costas, um carro da polícia turca patrulhava devagarinho a estrada de terra batida, com os faróis em máxima voltagem. À nossa frente, um homem ferido à beira-rio, estendido ao lado da maca.…


  • Estrada da Revolução: Família devastada pelo conflito

    Nezire Baran já perdeu a esperança de recuperar o corpo do marido, que desapareceu sem deixar pistas a 14 de Janeiro de 1994. O casal residia na aldeia curda de Aktepe, nas cercanias de Diyarbakir, e dedicava-se à agricultura e criação de gado. Tinham duas filhas – uma de três anos, outra de quatro meses…


  • Estrada da Revolução: Flashmob pelos curdos desaparecidos

    Um grupo de 40 pessoas junta-se de um momento para o outro em frente ao Palácio da Justiça de Diyabarkir. Todas elas empunham um cartaz vermelho com uma fotografia de um familiar e agem de uma forma apressada, como se estivessem a fazer um flashmob.


  • Estrada da Revolução: As duas faces da Turquia [fotos e vídeo

    Yesim Yildiz dá os últimos retoques na maquilhagem na sede da LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Istambul. Tem uma cabeleira tingida de louro até aos ombros, bandolete amarela, um blusão de cabedal e umas calças de ganga justas.


  • Estrada da Revolução: Uma mancha negra na Turquia [vídeos

    A Turquia tem sido apontada como a referência política e social dos movimentos revolucionários desde a Tunísia à Síria. É vista como uma nação livre e laica, com liberdade de expressão e ideais democráticos. Mas dia após dia, íamos percebendo que ainda havia muitas limitações.


  • Reportagem na Síria: ‘A revolução dos inocentes’

    A equipa de A Estrada da Revolução entrou clandestinamente na Síria e testemunhou o quotidiano numa região controlada pelo exército da oposição a Bashar al-Assad. Com o veto da Rússia e da China à intervenção das Nações Unidas, os sírios dizem que só podem contar com Alá. Leia excertos da reportagem publicada esta sexta-feira na…