LifeStyle

E a melhor pizza do país come-se em… Barcelos

O Porto foi palco de uma competição inovadora: o 1.º Campeonato Português de Pizza. E o campeão é Giuseppe Irace, da pizzeria La Fiamma, em Barcelos. A sua ‘Napoli Palermo’ foi considerada a melhor de Portugal.

Na Praça D. João I, ontem, mais de 20 pizzaiolos de todo o país cozinharam para um júri que incluía o campeão do Mundo de pizza de 2013, Leone Copolla, cozinheiros italianos que trabalham em Portugal, como Giorgio Damasio, Augusto Gemelli ou Carmine Basile, e chefs portugueses como Hélio Loureiro, Pedro Lemos, Marco Gomes ou Lígia Santos (a vencedora da primeira edição do Masterchef Portugal).

Na categoria ‘Melhor Pizza’ o segundo lugar foi para Vítor Peixoto, da pizzeria Siamo in Due, em Esposende, com a pizza com o mesmo nome. E a de bronze foi conquistada por Manuel Fernando Fernandes, da pizzeria Napolitana, em Guimarães, com a sua pizza ‘Pepperoni’.

Porque os olhos também comem, o prato não foi avaliado apenas pelo sabor, mas também pelo aspecto. Aqui, o primeiro prémio foi para André Martins Rodrigues, da Pizzeria Vieri, em Esmoriz, com a pizza ‘Generoso’. O segundo para a vencedora do primeiro prémio de Melhor Pizza, a ‘Napoli Palermo’ e o terceiro lugar para Pedro Girão, da pizzeria Girão, no Porto, com a ‘Pizza d'Aldeia’.

Estes premiados irão representar Portugal nos melhores eventos mundiais da especialidade.

O pizzaiolo Antonio Mezzero – à frente da Pizzeria Pulcinella, em Matosinhos – foi o organizador deste 1º Campeonato, cujas receitas reverteram para a ala pediátrica do Instituto Português de Oncologia do Porto.  Um chef que conquistou o 4º lugar no campeonato europeu de pizzas e que no ano passado confeccionou uma pizza de cinco metros de diâmetro para assinalar os 250 anos da Torre dos Clérigos, obra de outro italiano, Nicolau Nasoni.

Ainda no âmbito do 1.º Campeonato Português de Pizza houve ainda shows de pizza acrobática com a participação do campeão Leone Copolla e do tricampeão do mundo desta especialidade Paolino Bucca (a demonstrar as suas habilidades no vídeo abaixo, com Soyx2, especialista de pizza freestyle).

 

teresa.oliveira@sol.pt