Cultura

David Simon, criador de The Wire, regressa com nova série

Show Me a Hero é o nome da nova série assinada por David Simon, o criador de The Wire, a série de culto considerada por muitos como uma das melhores produções televisivas de sempre. Produzida pela HBO, a nova série conta com nomes de peso. Paul Haggis, vencedor de um Óscar de Melhor Filme por Colisão, de 2004, assina a realização. Oscar Isaac, que este ano deu nas vistas por protagonizar o filme dos irmãos Coen, A Propósito de Llewyn Davis, integra o elenco ao lado da actriz Catherine Keener, duas vezes nomeada para o Óscar de Melhor Actriz Secundária, pelas suas interpretações em Quem Quer Ser John Malkovich e em Capote. 

Baseada no livro homónimo da jornalista Lisa Belkin, Show Me A Hero (uma mini-série de seis episódios), cuja acção se desenrola em Nova Iorque, volta a temas tão caros a David Simon como a pobreza, os bairros sociais, o racismo e a injustiça social. Foi em 1985 que um tribunal decidiu desalojar os habitantes de um bairro social em Nova Iorque (na sua maioria pobres e negros) e mudá-los para outra zona da cidade (favorecendo, através da especulação, os bolsos dos mais ricos). São os efeitos da polémica decisão que a jornalista Lisa Belkin descreve no seu livro – e que serão abordados na série.  

Show Me a Hero deverá estrear-se na HBO apenas em 2016. Até lá, para os fãs de Simon, resta rever não só as várias temporadas de The Wire, como as de Treme, Generation Kill e Homicide: Life on The Street.