Politica

PSD retira proposta para repor subvenções de políticos

O deputado do PSD Couto dos Santos anunciou esta sexta-feira no plenário da Assembleia da República que vai retirar a proposta para acabar com a suspensão do pagamento de subvenções vitalícias a políticos. 

A deputada bloquista Mariana Mortagua diz que foi "a má consciência " que levou os sociais-democratas a recuar e garante que a medida teria "passado entre os pingos da chuva" se o BE não tivesse obrigado a proposta que ontem foi aprovada na Comissão de Orçamento e Finanças a ser hoje discutida em plenário.

A proposta, subscrita por Couto dos Santos e pelo socialista José Lello, tinha provocado ontem um coro de críticas no Facebook, entre sociais-democratas. O vice-presidente do PSD Carlos Carreira foi um dos que atacaram a ideia e chegou mesmo a dizer que a reposição das subvenções era "uma vergonha".

Mal começou o plenário desta sexta-feira, Couto dos Santos retirou a proposta. 

Mas do PS não houve ainda qualquer reacção, depois de ontem a deputada Isabel Moreira defender que a medida visava proteger direitos previstos na Constituição, como o princípio da confiança, seguindo o mesmo raciocínio que a leva defender a reposição das pensões.

Actualizada às 10h38