Cultura

6 curiosidades sobre Bob Marley

Para celebrar o aniversário de Bob Marley, que faria hoje 70 anos, o site Bio fez uma lista de curiosidades sobre o ‘Rei do Reggae’. Aqui ficam algumas.

Era o ‘White Boy’

O pai de Nesta Robert Marley (nascido a 6 de Fevereiro de 1945, em St. Ann Parish, na Jamaica) era um capitão britânico e tinha quase 60 anos quando o seu filho nasceu. A sua mãe, Cedella, era uma aldeã de 19 anos. Por ser uma verdadeira ‘mistura’, os vizinhos gozavam com ele e tratavam-no por ‘White Boy’ (‘Rapaz Branco’, em português). No entanto, o próprio Bob Marley disse mais tarde que esta experiência ajudou-o a ter uma melhor noção do mundo: “Eu não estou do lado dos brancos nem dos negros. Eu estou do lado de Deus”, afirmou. Para além disso, Bob ganhou uma outra alcunha quando era novo – os rapazes tratavam-no por ‘Tuff Gong’ por se conseguir defender de tudo e de todos no bairro de Trenchtown.

De cartomante a cantor

Quando era mais novo, Bobo costumava assustar os mais velhos ao ler-lhes as palmas das mãos e prevendo o futuro. No entanto, com apenas sete anos de idade, decidiu que queria ser cantor e recusou-se a adivinhar o futuro das pessoas.

Desafiar a morte

No dia em que se preparava para actuar no concerto ‘Smile Jamaica’ – cujo objectivo era reduzir a tensão entre as facções políticas existentes na altura – um homem atacou Bob Marley e a sua equipa. Foram disparados vários tiros contra ele e a sua mulher, Rita Marley. No entanto, o músico decidiu subir ao palco e começar o espectáculo como se nada tivesse acontecido. Este gesto deu-lhe ainda mais força entre o povo jamaicano e a população mundial. 

Filhos e mais filhos

Bob casou com Rita quando tinha 21 anos. Adoptaram uma menina e tiveram outros quatro filhos juntos. Apesar de ter ficado casado com Rita até morrer, Bob Marley teve pelo menos oito filhos de outras mulheres (há quem diga que existem outros que ainda não foram declarados filhos do músico). Imani, Sharon, Cedella, David (aka Ziggy), Stephen, Robbie, Rohan, Karen, Stephanie, Julian, Ky-Mani, Damian e Madeka são os nomes dos filhos do ‘Rei do Reggae’. Ziggy e Damian seguiram as pisadas do pai e dedicaram-se à música.

Marley e a Marijuana

A família de Bob reuniu-se com uma outra empresa e criou a Marley Natural, a primeira marca mundial de marijuana. A criação de uma marca destas “é uma forma de honrar  o seu legado, adicionando a sua voz às discussões em torno do consumo de canábis e ajudando a acabar com os problemas que surgem devido à proibição do uso da mesma”, afirmou Cedella, uam das filhas do músico.

Rico depois de morto

Em Novembro de 2014, a revista Forbes colocou Bob Marley na quinta posição das celebridades que mais dinheiro ganharam depois de mortas – não só devido à música (vendeu mais de 75 milhões de discos nas duas últimas décadas), mas também graças à venda de produtos com a cara e o nome do músico, como t-shirts, camisolas, headphones, entre outros.