Cultura

ÁTOA: a nova descoberta musical da internet

Chamam-se ÁTOA porque no início foi assim, tudo era um pouco à toa: formaram uma banda do nada, fizeram canções quando lhes apetecia e sem grandes compromissos. Mas agora, depois de ganharem um concurso na plataforma digital Tradiio - onde os artistas disponibilizam as suas músicas e o público investe nas suas composições favoritas através de moedas virtuais -, o passatempo tornou-se mais sério. Guilherme Alface, João Direitinho, Rodrigo Liaça e Mário Monginho – quatro amigos de 18 anos – têm agora dois objectivos: cantar em português e agradar ao público.

Tudo começou quando eram ainda crianças. Guilherme (voz, guitarra, piano) e João (guitarra, voz, piano) conheceram-se com 6 anos e, desde cedo, descobriram que partilhavam o mesmo gosto pela música. Começaram a juntar-se para tocar e as primeiras composições foram surgindo. Depois do Ensino Básico, voltaram a encontrar-se no Conservatório Eborae Música em Évora, onde conheceram Rodrigo (bateria, percussão, voz, piano). Com os estudos mais profissionalizados, o gosto pela música cresce e Guilherme e João chegam à conclusão de que precisam de um baterista para dar mais corpo às músicas.  Convidam então Rodrigo e Mário (baixo, guitarra) para tocar com eles e formarem uma banda.


Mário é o único autodidacta da banda e aprendeu a tocar de luzes apagadas para decorar o braço da guitarra. Guilherme estudou piano no conservatório, aprendeu a tocar guitarra por curiosidade, e hoje toca piano, guitarra e ukelele. João aprendeu a tocar piano e guitarra nos três anos que estudou no conservatório e tocou durante um ano numa casa de fados em Évora. Já Rodrigo, depois de ter atingido o 5º grau do conservatório de Évora, entrou na Escola Profissional Metropolitana em Lisboa, onde estuda percussão.

Juntos, enquanto ÁTOA, os quatro jovens encontram as suas maiores referências na pop cantada em português, com nomes como Miguel Araújo, Tiago Bettencourt, António Zambujo e os Azeitonas a serem uma fonte de inspiração. São estas influências que vão estar presentes no disco de estreia que estão actualmente a preparar e que deverá ser lançado em Setembro.
 
Enquanto o álbum não chega, podemos ouvir o novo single ‘Falar a Dois’ e espreitar o canal de YouTube desta jovem banda de Évora.
 
SOL