Cinema

Tributo a Sophia Loren no Douro Film Harvest

Sophia Loren é hoje homenageada na cerimónia de encerramento do festival Douro Film Harvest, recebendo o prémio Casta D’Ouro Carreira, em reconhecimento pelo seu trajeto profissional de mais de cinco décadas

convidada de honra do evento, a diva italiana receberá a distinção do douro film harvest num momento que contará com uma atuação de carlos do carmo, que vai cantar um fado dedicado à atriz, e com a exibição de marriage italian style, filme pelo qual foi nomeada para o óscar de melhor atriz.

além do casta d’ouro carreira, o festival dedicou uma secção do evento – o tawny tribute – aos seus filmes mais marcantes: yesterday, today and tomorrow, two women, nine, prêt-à-porter e marriage italian-style.

sophia loren, nome artístico de sofia villani scicolone, conta com mais de 90 filmes, 48 prémios e 21 nomeações, tendo trabalhado com grandes realizadores, como vittorio de sica, federico fellini, ettore scola, robert altman, lina wertmüller.

a fama mundial chegou em 1962, após ser a primeira intérprete estrangeira a ganhar o óscar de melhor atriz, pela interpretação, na sua língua natal, em two women, filme que lhe valeu também o prémio de melhor atriz no festival de cinema de cannes.

a italiana, que foi distinguida com um óscar honorário pelos serviços prestados à arte cinematográfica em 1990, receberá o casta d’ouro carreira no teatro ribeiro conceição, em lamego, às 18h00.

lusa/sol