Pedro Mota Soares, o ministro que vem Juventude Centrista

O advogado de 37 anos Pedro Mota Soares, anunciado hoje como ministro da Solidariedade e da Segurança Social, é um dos jovens ‘quadros’ democratas-cristãos oriundos da Juventude Centrista/Gerações Populares, contando já com cerca de 10 anos na Assembleia da República como deputado.

com dois mandatos como líder parlamentar no currículo, o lisboeta luís pedro russo da mota soares, nascido pouco mais de um mês depois do 25 de abril (29 de maio de 1974), é casado e pai de dois filhos, mas não abdicou da sua pequena piaggio vespa numa das reuniões na sede dos parceiros de coligação do psd.

o causídico, pós-graduado em direito do trabalho e assistente universitário na faculdade de direito da universidade lusófona de humanidades e tecnologias, desempenhou também dois mandatos à frente da juventude partidária dos populares entre 1996 e 1999.

entre 2002 e 2005 desempenhou o cargo de secretário-geral do cds-pp, já depois de ter começado a vida parlamentar, na viii legislatura, entre 1999-2002.

nas suas passagens por são bento, contabilizando ainda o período entre 2005 e 2011, mota soares participou nos trabalhos de diversas das comissões parlamentares em variadas áreas como a saúde e toxicodependência ou o trabalho e segurança social.

a comissão eventual de revisão constitucional e o grupo de trabalho da reforma do parlamento também contaram ao longo da última década com o contributo de mota soares.

o actual vice-presidente do cds-pp coordenou igualmente a comissão do trabalho, segurança social e administração pública e foi vice-presidente da comissão de ética, sociedade e cultura.

lusa/sol