Politica

Gémeas Mortágua no topo

As listas do BE para as legislativas deste ano só serão fechadas em Julho, mas os primeiros lugares nos principais distritos já começam a estar ocupados, apurou o SOL.

Mariana Mortágua será a número dois em Lisboa, a seguir a Catarina Martins que se apresenta como cabeça-de-lista na capital, depois de eleita em 2009 e 2011 pelo círculo eleitoral do Porto. Mariana, que chegou ao Parlamento em 2013 para substituir Ana Drago, sobe 13 lugares face à posição que ocupava há quatro anos na lista pelo mesmo círculo.

Também Joana Mortágua sobe algumas posições na lista candidata do BE por Setúbal. A ex-presidente da direcção da UDP (2010-2015), corrente fundadora do BE em tempos liderada por Luís Fazenda, e que integra a Comissão Permanente e da Comissão Política do BE, será a cabeça-de-lista em Setúbal. Em 2009 Joana foi primeira em Évora e há quatro anos ocupou o sétimo lugar por Setúbal, lista então liderada por Mariana Aiveca que está de saída de São Bento.

Pedro Filipe Soares, líder parlamentar, deverá ser o cabeça-de-lista no Porto, depois de recusar ir a votos por Aveiro. O segundo lugar será de José Soeiro, que há quatro anos foi o terceiro pelo mesmo círculo e tinha João Semedo como cabeça-de-lista e Catarina Martins em número dois.

ricardo.rego@sol.pt