Tecnologia

O que o seu perfil no Facebook diz sobre si

Um novo estudo revela que os perfis de Facebook podem revelar as personalidades dos seus utilizadores, lê-se no Independent.

A investigação da Brunel University analisou 555 inquéritos online realizados por utilizadores do Facebook e descobriu que pessoas com certas personalidades actualizam os seus estados no Facebook de uma forma específica.

Os mais extrovertidos publicam mais coisas relacionadas com eventos sociais e a grande maioria só usa esta rede social para comunicar, explica o estudo, citado pelo Independent.

As pessoas mais neuróticas fazem mais publicações relacionadas com o seu estado pessoal, fazendo actualizações de amigos e da sua relação. O estudo explica que estas publicações sugerem uma necessidade de “validação”.

A investigação explica também que os indivíduos mais conscientes e escrupulosos publicam mais coisas relacionadas com as crianças.

Aqueles com baixa auto-estima publicam frequentemente coisas “relacionadas com o seu parceiro”, mas não usam a rede social como forma de procurar validação, lê-se no mesmo jornal britânico.

Já os narcisistas actualizam o seu mural com publicações relacionadas com a sua dieta alimentar e o exercício físico que praticam, de forma a mostrar a importância que dão à aparência”, explicam os investigadores.

O estudo sugere que “as pessoas têm uma maior tendência para publicar informação ligada aos seus relacionamentos amorosos quando se sentem mais em baixo”.

Os investigadores explicam que o estudo foi feito apenas a partir “das respostas dos utilizadores”.