Parceria entre CGD e Santander Totta em Angola chega ao fim

O Banco Santander Totta e a Caixa Geral de Depósitos eram parceiros em Angola desde 2009. Através da Partang – uma holding criada em 2009 – controlavam, em conjunto, 51% do Banco Caixa Geral Totta de Angola. 

Em comunicado enviado à CMVM, o banco estatal revela que a parceria chegou ao fim. O Banco Santander Totta e o Santotta – Internacional SGPS exerceram a opção de venda da sua participação na Partang.

O Santander Totta detinha uma participação de 49% na holding e a CGD tinha uma posição de 51%. O Santander Totta alienou a sua participação, exercendo uma opção de venda que constava no acordo assinado em 2009.

A CGD detém agora a totalidade da holding Partang, que por sua vez é a accionista maioritária – com 51% – do Banco Caixa Geral Totta de Angola, seguido da Sonangol (com 25% do capital) e dos accionistas Jaime Freitas e António Mosquito.

Recorde-se que o Banco Caixa Geral Totta de Angola (BCGTA) é uma instituição de direito angolano constituído em 2 de Julho de 2009. Conhecido como Caixa Totta, a designação do banco e a composição dos órgãos sociais deverão sofrer alterações no curto prazo.

sandra.a.simoes@sol.pt