Vida

Este homem já esteve em todos os países do mundo

Gunnar Gafors é um norueguês que gosta de aventuras e de viajar. O surpreendente é que já esteve em todos os países do mundo – e quando acabou a viagem tinha apenas 37 anos.

DR  

Gunnar, um consultor com agora 40 anos, tornou-se no homem mais novo a passar pêlos 198 países. E fê-lo enquanto mantinha um trabalho a tempo inteiro.

“Na Noruega temos direito a cinco semanas de férias pagas mais cerca de duas semanas de feriados. Viajei sempre nessas alturas, em todas as folgas que tinha e praticamente todos os fins-de-semana”, explica Gunnar Gafors.

No seu livro ‘198: How I Ran Out of Countries’ descreve os detalhes dessas viagens, que foram feitas ao longo de 10 anos.

Gunnar conta que chegou a passar por 19 países (Grécia, Bulgária, Kosovo, Macedónia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovénia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Áustria, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça e Liechtenstein)  em apenas um dia, batendo assim o recorde mundial.

O último país que visitou foi Cabo Verde, em Maio de 2013.

'O mais importante é o sorriso'

Quanto aos gastos, Gunnar Gafors diz que é possível fazer tudo isto sem ser rico: “Basta ter muito tempo para planear tudo. Com companhias aéreas low-cost é fácil consegui voos baratos. E existem também os comboios, ferrys e autocarros”, disse ao Daily Mail.

“É possível ficar no sofá de alguém sem pagar nada, usando sites como o Couch Surfing ou Hospitality Club (…) Eu viajei durante cinco semanas apenas com uma mala de mão. E sim, trazia sempre comigo detergente para a roupa”, acrescenta.

Mas esta é a dica mais valiosa: “O mais importante é sorrir e abordar as pessoas. A maior parte irá gostar da sua atitude e de repente vai ver que é convidado para uma festa, um passeio pela montanha ou um jantar”, disse ao jornal britânico.

joana.alves@sol.pt