Faça as malas e parta para as vindimas

A mais antiga região demarcada do mundo espera por nós para uma experiência inesquecível: as vindimas. Três quintas no Douro – Quinta do Pôpa, Quinta de La Rosa e Quinta das Carvalhas (Real Companhia Velha) – apresentam-nos programas para viver de perto a azáfama das vindimas (que começam habitualmente em Setembro) e usufruir momentos únicos…

Poderá optar pelo programa de cada quinta ou, e penso que esta seja a decisão mais apetecível, gozar três dias no Douro encadeando as três propostas.

Que tal começar pela Quinta do Pôpa, situada na mais bela estrada do mundo, a Nacional 222, que liga a Régua ao Pinhão? Aqui poderá fazer o corte dos cachos de uvas, fazer a pisa a pé no lagar, provar alguns vinhos da Quinta e terminar com um almoço onde estará presente a tradicional sopa de cebola, uns pezinhos de coentrada, rojões e pratos quentes de bacalhau e carne. A marcação é obrigatória e pode fazê-la para o 924 382 643 ou para rita@quintadopopa.com.

Daqui, pode ir já dormir à Quinta de La Rosa, acordar na manhã seguinte e refrescar-se num retemperador banho de piscina, preparando-se para começar o programa ‘I Trod La Rosa (Eu Pisei La Rosa)’ que terá início às 15h30, com a duração de sete horas. Depois de uma prova de vinhos, irão jantar às 19h30 e às 21h começarão a pisa a pé nos lagares da Quinta. A reserva (obrigatória) deve ser feita para 254 732 254 ou para vindimas@quintadelarosa.com.

Por último, rumamos à lindíssima Quinta das Carvalhas, da Real Companhia Velha, para uma visita seguida de almoço na famosa Casa Redonda (no topo da Quinta), de onde se avista um panorama que ficará para sempre guardado na nossa memória. O almoço será uma apetitosa feijoada à transmontana. Depois, segue-se para a Quinta da Granja (também da Real Companhia Velha), onde podem aprender como se escolhem as uvas. Segue-se uma lagarada nos típicos lagares de granito. Finalmente, regresso à Quinta das Carvalhas para uma prova de vinhos. Faça a sua marcação (obrigatória) para quintadascarvalhas@realcompanhiavelha.pt.

Com um programa destes, ficará a conhecer bem melhor o Douro e os vinhos que chegam à sua mesa. Aconselha-se que as reservas sejam feitas desde já. Boas vindimas!

jmoroso@netcabo.pt