Economia

Barclays vende negócios em Portugal

O Barclays anunciou hoje que vendeu os seus negócios em Portugal ao espanhol Bankinter, incluindo a unidade banca de retalho.

"O Barclays Bank acordou hoje a venda dos seus negócios de Retail Banking, Wealth and Investment Management e a parte do seu negócio de Corporate Banking, que serve pequenas e médias empresas em Portugal, ao Bankinter", lê-se no comunicado de imprensa, que dá ainda conta que também o negócio de seguros vai passar para este grupo espanhol.

O Barclays refere ainda que, apesar da venda hoje conhecida, vai manter os negócios de Barclaycard (cartões de crédito), da banca de investimento e dos clientes multinacionais de banca para empresa, que não fazem parte desta alienação.

A notícia da compra pelo espanhol Bankinter dos negócios do Barclays em Portugal já tinha sido avançada hoje pelo jornal espanhol ABC.

Nos últimos anos, o Barclays tinha vindo a reestruturar a sua atividade em Portugal, com redução de muitos trabalhadores.

O Barclays tem atualmente cerca de 1.000 funcionários entre banca e seguros e 84 agências, que passarão para o novo dono.

A operação, cujos valores não foram avançados, está sujeita ainda a aprovação dos reguladores e o Barclays espera que se concretize no primeiro trimestre do próximo ano.

Lusa/SOL