‘Tuk tuk’ passam a ter horários fixos de circulação em Lisboa

O presidente da Câmara de Lisboa anunciou hoje que a circulação dos minicarros turísticos ‘tuk tuk’ apenas poderá ser feita entre as 09:00 e as 21:00 e estará vedada a ruas estreitas, medidas que entram “ainda este mês em vigor”.

"Falámos há pouco sobre a importância do regulamento dos 'tuk tuk' e queria anunciar que parte importante das decisões desse regulamento serão antecipadas por despacho e ainda este mês entrarão em vigor", afirmou Fernando Medina (PS), que falava na Assembleia Municipal de Lisboa.

De acordo com o autarca, a partir deste mês os 'tuk tuk' terão horários de circulação, entre as 09:00 e as 21:00, bem como acesso limitado a algumas ruas localizadas em "zonas estreitas e com muita intensidade pedonal".

"É importante que o direito ao sossego [dos moradores] seja assegurado nos bairros históricos e nas zonas mais procuradas", salientou Fernando Medina.

Neste mês serão também definidas zonas de estacionamento e de locais de "largada e tomada" de passageiros.

"Estamos em crer que regularemos muito melhor a atividade", argumentou.

Outra medida, mas que só entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2017, é a obrigação de todos os 'tuk tuk' terem de passar a ser elétricos.

"A maior preocupação e a maior zona de conflito entre residentes e operadores turísticos é o ruído a poluição, [mas] não temos dúvidas que os residentes têm direito ao silêncio e a viver com menores níveis de poluição, não comprometendo aqueles que veem na atividade aos turistas uma fonte de rendimento", adiantou.

Para o autarca, os 'tuk tuk' desempenham um papel importante", pelo que o objetivo é regular a atividade e não condicioná-la.

Minutos antes da intervenção de Fernando Medina, feita no âmbito da informação escrita do presidente entre 01 de junho e 31 de agosto, a Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, uma recomendação do PCP para que o executivo camarário apresentasse, "com caráter de urgência", o regulamento sobre a circulação dos minicarros turísticos 'tuk tuk' na cidade.

Em março, o vice-presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, informou que o documento já se encontrava "na versão final" e previa, entre outras medidas, a "possibilidade de as juntas de freguesia indicarem zonas de trânsito proibido a estes veículos".

Já em novembro de 2014 a Assembleia Municipal de Lisboa tinha aprovado uma recomendação para que a Câmara elaborasse "com urgência" um regulamento para disciplinar a atividade dos veículos turísticos 'tuk-tuk' na cidade, quanto aos circuitos, paragens e horários.

Na sessão de hoje, o deputado comunista Modesto Navarro criticou que "só agora o senhor presidente" apresente "medidas concretas" para regular a atividade.

Lusa/SOL