Lorenzo e Pedro. O amor é bonito demais para estar escondido no armário

   

Um casal, de mãos dadas, pelas ruas de Lisboa. Nada que suscite grandes olhares de curiosidade. A não ser que este casal seja homossexual. 

Foi este o desafio a que se lançaram Lorenzo e Pedro, namorados, influenciados por projetos semelhantes que tinham acontecido na Rússia e na Ucrânia. Durante três dias, entre julho e agosto de 2015, passearam pelas ruas de Lisboa, de mãos dadas, e gravaram as reações das pessoas através de câmaras ocultas. No final, a experiência foi lançada, em formato de vídeo, no canal do casal, no Youtube. O pior veio depois. “Nas ruas não existiram reações chocantes, simplesmente olhares de curiosidade. O que nos chocou mais foram as reações online negativas, mesmo sendo uma minoria. Depois de o vídeo ter alcançado mais de 500 mil visualizações, alarmou-nos bastante o facto de a nossa porta de casa ter sido vandalizada com um graffiti com a palavra GAY”, explica Pedro. E acrescenta: “Temos noção que a homofobia ainda é uma realidade no mundo.

Em Portugal começa a existir cada vez mais compreensão e respeito pela comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros) mas claro que ainda existe preconceito. Mas existem países onde existe mesmo ódio, onde homens gays são presos durante anos ou até mesmo executados por enforcamento ou empurrados de edifícios, como a lei desses países – Irão, Paquistão, Iémen, Mauritânia e Arábia Saudita – assim manda. Em Portugal existe muito mais receio do desconhecido e curiosidade do que ódio”. Atualmente este vídeo já soma mais 825 mil visualizações.

Dois meses antes, em junho de 2015, Lorenzo e Pedro já tinham chamado a atenção da comunidade gay – e não só – quando construíram um armário com rodas e o levaram para a Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa. “A ideia foi fazer com que as pessoas saíssem do armário, e resultou muito bem pois centenas de portugueses o utilizaram. Foi o nosso primeiro vídeo a passar uma mensagem de força, de igualdade e contra a discriminação”. A mensagem, diga-se, não podia ser mais explícita: “O amor é bonito de mais para estar escondido num armário”.

Na sequência destas duas experiências, os jovens, ambos com 25 anos, receberam ontem um dos prémios Arco-íris 2015, uma iniciativa da ILGA Portugal. Um reconhecimento que se junta a números que parecem não parar de crescer: o canal Youtube conta com mais de 1,5 milhões de visualizações e quase 30,000 subscritores, 50% dos quais americanos e 25% portugueses. “Recebemos milhares de contactos, principalmente por email, mensagens nas nossas redes sociais e comentários no nosso canal de YouTube. Tentamos responder a todos, mas não conseguimos. A dúvida mais frequente que recebemos tem a ver com a melhor maneira para sair do armário para os amigos, mas principalmente para a família. Os jovens têm medo de serem expulsos de casa ou de agredidos pelo pai.”

Os vídeos já não eram algo estranho para este casal. Conheceram-se através do Facebook, quando Lorenzo – ex-estudante de veterinária e gestão – vivia em Moçambique e Pedro – ex-modelo – em Lisboa. Depois de muitos emails, chats e chamadas de vídeo, conheceram-se pessoalmente no dia 21 de julho de 2012. E nunca mais se largaram. Em comum tinham, entre outros aspetos, claro, o amor pela cozinha e pela comida. “A nossa ideia foi transmitir ao mundo aquilo que fazíamos em casa. Por isso criámos um programa de cozinha caseiro, mas diferente de todos os outros que existem. Este inclui receitas explicadas passo a passo, com muita dança e cantorias e claro o Pedro normalmente suja-se acidentalmente e tem que retirar a roupa”. Foi assim, com este espírito irreverente em que cozinha e sensualidade convivem de mãos dadas – e com doses consideráveis de picante – que nasceu o projeto Sexy Funny Kitchen. O primeiro vídeo apresentava uma receita criada em homenagem a um jogo, Pacman.

Cada vez com mais seguidores e mais reconhecimento, em 2016 o casal apresenta, todas as sextas-feiras, às 23h30 de Portugal, um programa em direto. Às quintas o casal continuará a apresentar um novo episódio de Sexy Funny Kitchen.