Sintra comemora os 100 anos do primeiro livro de Ferreira de Castro

Sintra assinala durante os meses de abril e maio o centenário da vida literária do escritor Ferreira de Castro – ‘Criminoso por Ambição’ foi publicado em 1916.

Para comemorar esta data, a Câmara Municipal de Sintra e o Museu Ferreira de Castro criaram um ciclo de conferências, onde serão analisadas e discutidas as primeiras obras de vários autores portugueses.

A primeira decorre no próximo dia 15, no Mu.Sa, em Sintra, e serão explorados os primeiros livros de Camilo Castelo Branco – a sessão será realizada pelo professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Ernesto Rodrigues.

No mesmo espaço, no dia 22, o diretor do Museu Ferreira de Castro, Ricardo António Alves, falará sobre ‘Criminoso por Ambição’ e ‘Mas…’, as primeiras obras do escritor.

Uma semana depois, o ensaísta Fernando J.B. Martinho explora os livros ‘Lírios do Monte’ e ‘Longe’, de José Gomes Ferreira. A sessão decorre no Museu Ferreira de Castro.

As conferências continuam no mês de maio – o ensaísta Vítor Viçoso falará sobre ‘Alcateia’, de Carlos de Oliveira, no dia 20 de maio, no Museu Ferreira de Castro.

Para encerra o ciclo de conferências, no dia 20 de maio, no mesmo museu, o escritor Miguel Real analisa ‘Terra do Pecado’ e ‘Clarabóia’, de José Saramago.