Economia

Aumento de 14,2% dos passageiros em voos domésticos 'low-cost' até Julho

As companhias aéreas de baixo custo ('low-cost') registaram um aumento de passageiros desembarcados nos voos domésticos de 14,2 por cento no primeiro semestre de 2012, segundo dados da ANA – Aeroportos de Portugal.

os dados mais recentes, datados de agosto e disponibilizados através do turismo de portugal, indicam que, enquanto no sector doméstico o crescimento das companhias de baixo custo foi de 14,2 por cento face ao mesmo período de 2011, nos voos internacionais registaram uma subida de 1,8 por cento.

por seu lado, as companhias ditas tradicionais registaram no mercado interno um decréscimo de 9,7 por cento nos primeiros seis meses do ano face ao período homólogo de 2011, enquanto nas viagens internacionais o número de passageiros desembarcados cresceu 3,6 por cento.

em termos absolutos, as ‘low-cost’ transportaram 183.288 passageiros em voos domésticos nos primeiros seis meses do ano, enquanto no que toca ao internacional desembarcaram 2.101.691 passageiros.

as companhias aéreas tradicionais desembarcaram 919.689 passageiros nos voos domésticos e 3.299.115 nas viagens internacionais.

a quota de mercado das ‘low-cost’ nos voos domésticos nacionais verificou, assim, um ganho de três por cento durante os primeiros seis meses de 2012, acompanhando a descida de 3,1 por cento de quota das companhias tradicionais.

a ana referia a 13 de setembro que se observou, em agosto, em termos acumulados um aumento do tráfego de passageiros em 1,4 por cento «com destaque para o sector ‘low-cost’ (4,2%, o que representa mais 269 mil passageiros transportados)», uma tendência que se manifestou em lisboa, no porto e em faro.

lusa/sol