Cultura

Poesia: Nuno Gomes dos Santos recebeu Prémio Actor Mário Viegas

Nuno Gomes dos Santos foi distinguido sexta-feira à noite pelo Centro Cultural Regional de Santarém com o Prémio de Poesia Actor Mário Viegas, pela obra inédita "O Musgo dos Dias", numa cerimónia realizada no Fórum Actor Mário Viegas.

o prémio pecuniário no valor de 2.500 euros foi atribuído pela direcção regional de cultura, assumindo o centro cultural regional (ccrs) a tarefa de fazer uma primeira publicação da obra (500 exemplares).

o júri do prémio, presidido por tiago torres da silva (indicado pela sociedade portuguesa de autores), decidiu ainda atribuir duas menções honrosas às obras "mediterrâneo", de fernando cabrita, e "poemas de mar e vento", de joão baptista coelho.

a cerimónia de entrega dos prémios decorreu durante um espectáculo que contou com a participação do conservatório de música de santarém, com momentos de música clássica, e do grupo 'a phala', com apontamentos de poesia.

o concurso, de âmbito nacional, foi lançado em novembro de 2011, tendo a recepção das obras, inéditas, decorrido até ao final de abril último.

o prémio foi instituído em 2003, com o objectivo de "eternizar" o "ilustre escalabitano" mário viegas e deveria ter uma periodicidade bienal.

a actual direcção do ccrs, presidida por maria de lurdes asseiro, decidiu retomar o prémio quatro anos após a segunda edição (2007/2008), recuperando o objectivo de "estimular e incentivar a produção literária, nomeadamente promovendo a criatividade poética".

nascido a 10 de dezembro de 1948 em santarém, cidade onde passou a infância, mário viegas foi actor, encenador, "recitador e amante da poesia", tendo fundado três companhias de teatro.

lusa/sol