Politica

PSD: Distrital de Lisboa confirma candidatura de Seara

A Comissão Política Distrital de Lisboa do PSD aprovou hoje por unanimidade o nome do atual presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, para concorrer à presidência da câmara da capital nas próximas eleições autárquicas.

A distrital aprovou ainda a candidatura do atual presidente das Caldas da Rainha, Fernando Costa, à presidência do município de Loures, e dos deputados sociais-democratas Hélder Sousa e Silva e Carlos Silva para as câmaras de Mafra e Amadora, respetivamente.

Estes quatro candidatos às autárquicas deste ano foram aprovados por unanimidade, disse aos jornalistas o presidente da distrital de Lisboa do PSD, Miguel Pinto Luz, no final de uma reunião que durou menos de uma hora.

"É um processo que agora se inicia e que terá o seu culminar na Comissão Política Nacional e nos órgãos próprios do partido para a homologação final destas candidaturas", acrescentou o social-democrata.

Miguel Pinto Luz mostrou-se confiante com a homologação das candidaturas de Fernando Seara, Fernando Costa, Hélder Sousa e Silva e Carlos Silva, pela "forma esmagadora como foram votados na distrital".

Quanto a coligações, o presidente da distrital disse que este é um assunto que será agora tratado.

"O PSD escolheu os seus candidatos e é agora num estreito e profícuo diálogo que temos mantido com a distrital de Lisboa do CDS que vai ser possível estabelecer ou não parcerias em cada um dos municípios", salientou.

No caso de Lisboa, Miguel Pinto Luz tinha já dito que o candidato, Fernando Seara, "quase de certeza" que concorreria em coligação para reaver a presidência da câmara, atualmente presidida pelo socialista António Costa.

Depois da reunião da distrital, a Comissão Coordenadora Autárquica do PSD esteve reunida e aprovou, segundo um comunicado do partido enviado à agência Lusa, a candidatura de Fernando Seara à Câmara de Lisboa.

A candidatura segue agora para a Comissão Política Nacional para finalizar o processo de formalização por parte do PSD.

Os candidatos a Lisboa e a Loures, Fernando Seara e Fernando Costa, estão impedidos de concorrer aos concelhos que atualmente lideram, devido à Lei da Limitação de Mandatos.

Lusa / SOL