Politica

PS com maioria absoluta em Lisboa, CDU elege dois vereadores

O PS alcançou a maioria absoluta no concelho de Lisboa, a CDU elegeu dois vereadores, a coligação de direita perdeu três representantes no executivo municipal e o PAN assegurou, pela primeira vez, um lugar na Assembleia Municipal.

depois de contabilizados os resultados nas 24 freguesias do concelho, no âmbito das eleições autárquicas de domingo, o ps somou 50,91% da votação, assegurando a maioria no executivo liderado pelo reeleito antónio costa. a abstenção foi de 54,94%.

o executivo municipal da capital tem, depois destas eleições, 11 vereadores do ps, quatro da coligação de direita e dois da cdu, enquanto há quatro anos a vereação contava com nove socialistas, sete do psd/cds/mpt e um eleito da cdu.

em 2009, os socialistas tinham somado 44,01% e nove vereadores.

no segundo lugar das escolhas dos lisboetas ficou a coligação sentir lisboa, encabeçada por fernando seara, com 22,37%, traduzindo quatro lugares, menos três que em 2009.

há quatro anos, a coligação entre psd, cds e mpt teve uma votação de 38,69% e sete vereadores.

a cdu, que agrega o pcp e os verdes, obteve no domingo 9,85% da votação e somou mais um vereador no executivo, depois de nas eleições de 2009 ter conseguido 8,07% dos votos e um representante no executivo de antónio costa.

o bloco de esquerda (be) foi a quarta força partidária mais votada, com 4,61%, sem eleger qualquer vereador. em 2009, o be tinha somado 4,56%.

estreante em eleições autárquicas, o partido pelos animais e pela natureza teve 2,29% de votos, o que significou um eleito na assembleia municipal de lisboa.

nesta assembleia, o ps tem 25 eleitos, mais dois que em 2009, enquanto a coligação de direita contará com 14 deputados, menos nove que no mandato anterior.

a cdu elegeu sete representantes, mais dois que nas eleições anteriores, e o bloco de esquerda quatro, ou seja, mais um do que nos últimos quatro anos.

no concelho de lisboa, a coligação ppm/ppv/pnd somou 1,50%, o pctp/mrpp 1,24%, o pnr 0,58% e o ptp 0,34%.

o total de votantes foi de 45,06%, o que revela uma abstenção de 54,94%.

os votos em branco totalizaram 4,04% (9.241 votos) e os nulos 2,86% (6.551).

no distrito de lisboa estavam ao meio-dia duas freguesias por apurar, de um total de 134.

concorreram à presidência da câmara de lisboa fernando seara (psd/cds-pp/mpt), antónio costa (ps), joão ferreira (cdu), joão semedo (be), nuno correia da silva (ppm/pnd/ppv), joana miranda (pctp/mrpp), paulo borges (pan), joão patrocínio (pnr) e amândio madaleno (ptp).

lusa/sol