Cultura

'The Broken Circle Breakdown' vence Prémio LUX 2013

'The Broken Circle Breakdown', um filme belga sobre um casal que lida com uma perda trágica é o vencedor do Prémio de cinema LUX 2013 do Parlamento Europeu. O prémio foi entregue pelo presidente Martin Schulz, durante a cerimónia realizada hoje no hemiciclo de Estrasburgo.

"é uma enorme honra saber que os eurodeputados escolheram o meu filme, que o viram e que votaram em mim. é por isso que o prémio lux é uma iniciativa fantástica, leva-nos a ver filmes que de outra forma não veríamos. torna possível a estes filmes alcançar diferentes territórios e países e muitos espectadores. é para isso que fazemos filmes", referiu o realizador do filme vencedor, felix van groeningen

as outras duas películas finalistas deste ano eram ‘the selfish giant’, de clio barnard (reino unido), e ‘miele’, de valeria golino (frança, itália).

o presidente do parlamento europeu, martin schulz, felicitou o vencedor e os finalistas: "ao contarem histórias sobre quem somos ou quem poderíamos ser, os filmes europeus contribuem para a criação de uma consciência cultural europeia. os cineastas não precisam de nós, políticos europeus, mas nós precisamos deles, os cineastas. as histórias e as emoções podem ajudar a desenvolver a identidade. os filmes europeus reforçam o sentimento de união na europa".

o prémio lux é atribuído todos os anos pelo parlamento europeu como forma de promover filmes que estimulem o debate na europa. os filmes finalistas foram legendados nas 24 línguas oficiais da ue e exibidos ao público durante os " lux film days" nos 28 estados-membros.

sol